Aldeia Conecta! Lives abertas do Hub de Educadores do Instituto Aldeia.

Nossa 5a live é com a Professora Joana Raphael (@projetoescolhasdobem )! Educadora especialista em orientação educacional e vocacional de jovens estudantes de escolas públicas ou de projetos sociais em situação de vulnerabilidade, com foco no desenvolvimento de competências, autoestima, autoconhecimento e Projetos de vida e de carreira. Ela também coordenadora o Projeto Escolhas e a rede de apoio “Benjamin” que, através de uma rede de psicólogos voluntários, dá apoio emocional para estudantes de escolas públicas com quadro de ansiedade e depressão que não têm condições de acessar esse tipo de serviço.

O mundo complexo em que vivemos traz novos desafios para os jovens refletirem e pensarem sobre o planejamento de seus objetivos de vida.
Refletir sobre seus interesses, dificuldades e oportunidades no mundo do trabalho, são essenciais para a inserção social e a participação ativa dos jovens na sociedade. Isso gera muita ansiedade, medo, dúvida e insegurança nos jovens. Pensar no papel e no impacto social que terão na sociedade ao assumir a maioridade.

Uma das 10 competências que a Base Nacional Comum Curricular (2017) estabeleceu como essencial para o processo de escolarização e o desenvolvimento integral dos jovens estudantes no novo Ensino Médio é **Trabalho e Projeto de Vida**, que na prática significa apropriar-se de conhecimentos e experiências diversificados e planejar seus projetos individuais para i) facilitar o entendimento das relações que são próprias do mundo do trabalho e para ii) exercer a própria cidadania com responsabilidade e autonomia. Mas nunca deixando de sonhar!

Papo imperdível! Anote aí! Nesta 4a feira , Dia 16 de Setembro, às 19h00.
***Juventude e Projetos de Vida***

Transmissão pelo perfil do @institutoaldeia no instagram!

Faça parte do hub de educadores do Instituto Aldeia!