No mês de agosto/2020 aconteceu a 1ª live do Hub de Educadores do Instituto Aldeia.

***Como apoiar e tutoriar estudantes de escolas públicas que não têm acesso à cultura, lazer, apoio emocional, interesse pelos estudos e formação para inserção no mundo contemporâneo foi o principal tema abordado. O projeto @bibliotecadeaulas , solução educacional desenvolvida para este propósito, foi protagonista da nossa live.

Tutoria educacional de estudantes significa, na prática, orientar o planejamento e organização dos estudos, incentivar interesse pelos estudos, auxiliar nas dificuldades de aprendizagem, elevar autoestima, encorajar, esclarecer dúvidas, facilitar meios de acesso ao conhecimento, oferecer escuta e disposição para o diálogo com empatia, respeitar os interesses de aprendizagem dos estudantes, orientar para carreira, etc…

De acordo com a pesquisa “Juventudes e Pandemia do Coronavírus”, realizada em 2020 pelo Conselho Nacional de Juventude (@conjuvebr) em parceria com organizações, de um total de 33.688 jovens de todo o Brasil que participaram da pesquisa (15 a 29 anos) , 49% disseram que o principal desafio para estudar em casa é o equilíbrio emocional (medo, ansiedade, estresse – isso tem afetado os estudos) e 48% disseram que têm muita dificuldade de se organizar para estudar à distância.

Ou seja, 6 em cada 10 jovens dizem que a escola e a faculdade deve priorizar atividades para lidar com as emoções e 5 em cada 10 jovens pedem estratégias para ajudar na gestão do tempo e organização.

Identificamos outras iniciativas que trabalham com esta temática de tutoria educacional para estudantes de escolas públicas:

@edueduapp

@queronaescola

@tamojunto9ano

@projetoescolhasdobem

@estudacom

@mentoriza

@explicaeoficial

@ligacao.dobem

@escolasesc (PTED Escola Sesc – Programa Tutorial Educacional à Distancia)

Projeto Resolve Sim (http://resolvesim.com.br)

Projeto Robhito – Robô Tutor (Profa. Maria de Lourdes Malaquias e Engenh. José Bruno Malaquias – Secretaria Estadual de Educação da PB)

Conhece mais alguma iniciativa bacana para apoiar estudantes? Conta pra gente! ;)