“Não há como separar educação e comunicação, porque ensinar é comunicar, assim como comunicar é ensinar. (…) estamos na era da curadoria. E, para sobreviver no futuro, tanto na escola quanto na comunicação, cada um de nós vai ter que ser um curador. (…) Educação, comunicação e cidadania são conceitos interligados, e o que pode sintetizá-los é exatamente a noção de curadoria. (…) A era da curadoria é um momento em que organizamos os nossos espaços de convivência, de vida comum, estruturados em algumas instituições como a escola, os meios de comunicação, em que aquele que é o responsável por coordenar as atividades tem o espírito de curador, isto é, alguém que tem que cuidar para repartir, alguém que precisa proteger e levar para tornar disponível, para as pessoas que ali estão, seja o conhecimento na escola, seja a informação em relação ao mundo digital. (…) O curador não tem a visão de dono de uma propriedade, mas a visão integrante de um condomínio.” (Livro “A Era da Curadoria: O que importa é saber o que importa! Educação e formação de pessoas em tempos velozes.” Mario Sergio Cortella e Gilberto Demenstein. Editora Papirus.)

***********

O Instituto Aldeia realiza curadoria educacional. Pesquisamos, selecionamos e organizamos coletâneas de conteúdos educacionais disponíveis e pulverizados nos grupos de discussão e na internet, que podem ser relevantes para projetos e formação complementar de pessoas. Integramos várias redes de educação inovadora que possuem professores, pesquisadores educacionais, especialistas técnicos trocando informações, conhecimentos e saberes e comprometidos com informações responsáveis. 

Vivemos na era do excesso de informações e fake news. Consideramos essencial filtrar e organizar o que há de mais confiável no campo da educação para ajudar a formação crítica e o desenvolvimento humano integral.

Conheça as coletâneas que já publicamos: