Chamada para Startups ou Negócios de Impacto Social

Desafio: Contrate um Jovem Aprendiz em 30 minutos

Apesar da Lei da Aprendizagem ( Lei n.10.097/2000 ) existir há 20 anos no país e incentivar a inclusão social e profissional de jovens com idade entre 14 e 24 anos nas empresas como jovens aprendizes, ainda há um grande número de vagas ociosas no mercado de trabalho para este público, e um dos motivos é a burocracia que dificulta a vida das empresas que querem contratar esses jovens.A inclusão de jovens vulneráveis no mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz ainda é um desafio para muitas empresas de pequeno e médio porte no Brasil.

Só no estado do Rio de Janeiro, de um total de cerca de 90 mil vagas disponíveis para jovens aprendizes, apenas 50 mil estão preenchidas.
São 40.000 oportunidades ainda em aberto para 40.000 jovens que não têm, atualmente, a chance de obter um emprego regulamentado.
Quer ajudar a criar soluções inovadoras para este problema? 
Fábrica.png
Instituto Aldeia foi procurado pela equipe de comunidade da *Fábrica de Startups* para ajudar na divulgação e articulação de startups de impacto social que queiram participar da 2ª edição do *Programa I² (Inovação e Inclusão), que acontecerá no mês de Setembro/2020 de forma online, e vai abordar o tema do Programa Jovem Aprendiz.
O Programa é uma iniciativa da Fábrica de Startups e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio) , em parceria com o Ministério do Trabalho. Os principais desafios são: criar soluções inovadores e digitais que facilitem a contratação desses jovens pelas empresas e, consequentemente, aumente a empregabilidade dos jovens em risco social por meio do preenchimento de vagas do programa Jovem Aprendiz. 
Serão selecionadas até 05 startups para participarem do Programa de Aceleração Online.
Cronograma de 10 semanas para criar e desenvolver a solução (Período: 03 de Setembro a 03 de Novembro de 2020)
Mentoria e metodologia dos times da Fábrica de Startups e do Ministério do Trabalho
2 encontros online semanais para alinhamentos.
Pitch pré-eliminatório na 5ª semana  do Programa
R$ 30 mil reais de investimento para desenvolver a(s) solução(ões) vencedoras.
*2ª edição do Programa I² (Inovação e Inclusão)* ONLINE
  • Engajar empreendedores e startups de impacto social para criarem soluções digitais e inovadoras que facilitem a contratação de jovens em situação de vulnerabilidade através do Programa Jovem Aprendiz nas empresas. 
  • Reduzir a distância entre jovens em situação de risco social e o primeiro emprego. 
  • Não é só pelo desafio ou pelo prêmio, é pela causa!
 
Faça sua inscrição até o dia 26 de Agosto/2020 pelo e-mail para caruso@fabricadestartups.com.br (Aos cuidados de Alexandre Caruso, Head de Comunidade da Fábrica de Startups) 
Participe e ajude milhares de jovens pelo Brasil a conseguirem a primeira experiência profissional de suas vidas!