No dia 03 de Março de 2020 realizamos uma ação com o Professor Doutor Felipe Macedo de Andrade ( CAp-UFRJ). Conversamos com educadores sobre o uso de dados educacionais como ferramenta pedagógica. Este é o tema da tese de doutorado dele (Programas de Incentivo ao Uso de Dados Educacionais, 2019). A partir dali, tivemos vários insights! E criamos nosso projeto @dataeduca , hub colaborativo de dados educacionais.

Ser Analista ou Cientista de Dados é uma das profissões do século XXI mais promissoras, inclusive no campo da Educação.

“Cientistas de Dados são uma nova geração de especialistas analíticos que têm as habilidades técnicas para resolver problemas complexos – e a curiosidade de explorar quais são os problemas que precisam ser resolvidos. Eles também são um sinal dos tempos modernos. Cientistas de dados não estavam no radar há uma década, mas sua popularidade repentina reflete como as empresas agora pensam sobre Big Data. Essa incrível massa de informações não estruturadas já não pode mais ser ignorada e esquecida. É uma mina de ouro virtual que ajuda a aumentar receitas – contanto que haja alguém que escave e desenterre insights empresariais que ninguém havia pensado em procurar. Entra em cena o Cientista de Dados.” (Fonte: Portal Data Science Academy)

O objetivo do *Dataeduca* é aproximar esta área dos educadores, compartilhando os dados e pesquisas educacionais mais recentes, de maneira clara, direta e aplicável, para apoiar ações pedagógicas e gestão de políticas públicas. Vamos divulgar também perfis de trabalhos neste campo, que vale à pena conhecer. O projeto faz parte do eixo temático “Formação continuada de educadores”, do Instituto Aldeia Hub de Educação.

Siga o perfil @dataeduca

Colaboradores:

Clique na imagem e saiba mais!