Redes locais de apoio à educação são os serviços educacionais locais de caráter complementar que estão mapeados, em evidência ou invisibilizados nos bairros, cidades e estados. Assim como a educação básica regular e obrigatória, essas redes locais também exercem função relevante para apoiar a educação, atualização, capacitação e formação dos habitantes de uma cidade, mas não possuem regulamentação ou caráter obrigatório.

O Instituto Aldeia ajuda pessoas e instituições a encontrarem, no âmbito local, serviços, profissionais e projetos educacionais complementares para seus interesses de aprendizagem e participação ativa na sociedade, ao longo da vida. Dessa forma, valorizamos o potencial educativo e a economia local, contribuímos com o desenvolvimento humano dos cidadãos e identificamos atores que podem apoiar a governança nas cidades. Educação é um indicador fundamental para medir o desenvolvimento humano e local.

Clique nos eixos temáticos abaixo e conheça as redes locais de apoio à educação que já mapeamos e nos articulamos através do nosso trabalho: