Publicado em 18/03/2020. Última atualização em 20/03/2020.

Por causa da quarentena de isolamento social contra o novo coronavírus COVID-19 determinada pelas autoridades médicas, sanitárias e governamentais brasileiras desde o dia 13/03/2020, muitos brasileiros tiveram que adaptar seus comportamentos habituais e suas rotinas de vida. Uma grande parte da população passou a ficar em casa, evitando aglomerações e circulação externa.

Idosos e demais pessoas com doenças crônicas são os perfis mais vulneráveis ao vírus, segundo as estatísticas divulgadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Leia aqui.

Mas esse isolamento social que é necessário e foi recomendado como medida fundamental para prevenir a expansão da epidemia, pode trazer reflexos na saúde mental da população, especialmente nos idosos, que foram citados como o perfil mais vulnerável à doença e que devem ser os mais protegidos de aglomerações.

Pensando nisso e após recebermos a sugestão de uma cliente, decidimos reunir neste post as dicas de conteúdos CULTURAIS e ARTÍSTICOS online que estamos recebendo dos grupos de educação inovadora dos quais fazemos parte e que podem ser acessados por este público 60+ (ou por quem mais se interessar), durante o período de isolamento.

******Se quiser enviar uma dica pra gente, escreva para nosso whatsapp: 21 99610.1515 que publicaremos aqui.

Saúde, Educação e Informação Confiável! Fique em casa se puder, e aproveite este tempo para se atualizar e aprender.

Cinema

Programação de Teatro Online. Contribuindo com a campanha oficial de combate ao Covid-19, a Palavra Z Produções Culturais irá disponibilizar nos próximos dias espetáculos infantis e adultos gratuitamente online. Os links serão liberados através do site www.palavraz.com.br e nas redes sociais da Palavra Z.

A Spcine Play (Empresa de cinema e audiovisual de São Paulo), liberou gratuitamente todo seu conteúdo por 30 dias, a partir de 17 de março. O acesso não necessita de assinatura. Saiba mais aqui .

Literatura

Campanha Juntos Pelo Livro – No Brasil, um grupo de mais de 100 editores se reuniu para lançar a campanha Juntos pelo Livro. O objetivo central é a articulação de ações em defesa às liberdades, contra a censura, mas também debater temas que valorizem a leitura. Com isso, criaram um meme onde se lê: “Desculpe, Netflix. Se é para ficar em casa, eu prefiro livros”. Leia aqui .

Música

Festival Eu Fico em Casa – Entre os dias 17 e 22 de Março, acontece pelo Instagram o Festival #EuFicoEmCasa, com  intérpretes, músicos e autores portugueses que vão dar ‘concertos’ individuais de cerca de 30 minutos, a partir das suas próprias casas, com dois grandes objetivos: levar a música a todos os que ficaram privados dos concertos que foram cancelados em Portugal e, acima de tudo, sensibilizar a população portuguesa para a urgência de ficar em casa neste momento crítico.⁣ Leia aqui .

Festival Fico em Casa BR – Inspirado pelo Festival de Portugal, cantoras, intérpretes, compositores, artistas e bandas de todo o Brasil se uniram em uma rede de cuidado coletivo para romper o isolamento através da internet para recarregar as energias e se nutrir de cultura. De 24 a 27 de março, serão mais de 70 apresentações únicas, em 40 horas de formatos inéditos e intimistas. Leia aqui .

A Filarmônica de Berlim está disponibilizando centenas de concertos e documentários no seu portal  digitalconcerthall.com , gratuitamente, até o dia 31 de março de 2020.  Use o código BERLINPHIL para ter acesso livre.

Arte 

Google Arts & Culture – Projeto do Google lançado há quase uma década  que possui milhares de imagens em alta resolução de mais de 1.200 museus em todo o mundo. Você pode acessar pelo seu computador ou desktop, mas a experiência imersiva é muito mais emocionante através do aplicativo Google Arts & Culture, que pode ser baixado gratuitamente pelo smartphone ou tablet. Veja aqui

Podcasts 

50 Mais CBN – Como ser um cinquentão saudável, ativo e com energia para os próximos 50. Ouça aqui .

Isso é Fantástico – Coronavírus e os idosos. Ouça aqui .

Podcast Aptare: experiências da vida pós60. Ouça aqui .

Idoso em Foco (Rádio Uerj). Ouça aqui .

Jogos e raciocínio lógico

Supera Online – Ginástica para o cérebro. Leia aqui .

Portal Racha Cuca . Leia aqui .

Jogo Just Dance – Lista de danças. Veja aqui  e aqui .

Núcleo Terceira Idade UNESP – Acesse aqui .

UNATI Uerj – Universidade Aberta da Terceira Idade. Leia aqui .

TV Online

SESC SP TV – Assista aqui .

Canal Saúde Fiocruz – Assista aqui .

Web TV Brasil – Assista aqui .

Canal Sou 60 – Assista aqui .

TV Uerj – Assista aqui .

Canal Futura. Assista aqui .

Notícias

18/03/2020 – How the coronavirus is changing arts and entertainment in America. (Como o coronavírus está mudando as artes e o entretenimento na América). Leia aqui .

18/03/2020 – Agenda cheia, mesmo sem sair de casa. Leia aqui .

14/03/2020 – 10 museus para visitar sem sair de casa: tour virtual e coleções online. Leia aqui .

Ideias para o Futuro 60+ . Leia aqui .

Outros serviços de apoio:

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Leia aqui .

Psicologia Ativamente (Estimulação Cognitiva para Idosos). Leia aqui  e aqui .

Instituto Entrelaços (Suporte psicológico RJ até 31/03 para período de quarentena). Leia aqui .

Eskola da Jornada (Escudo Emocional). Leia aqui .

Agradecemos pelas contribuições recebidas de Rosangela Laranja (Professora da Rede Pública Estadual do RJ, Iule Toman (Mestre em Educação, Cultura e Comunicação, Rede Conectando Saberes Fundação Lemann, Rede Talentos da Educação Fundação Lemann e Grupo de Educadores Google Niterói)