Uma noticia que saiu no dia 11/04 citando o Instituto Aldeia: https://creating.city/meeting/instituto-aldeia/

 

Você sabia que a cidade de Niterói, RJ possui umas das melhores Universidades Públicas do Brasil com um grupo de cientistas dedicados ao estudo e desenvolvimento das Smart Cities? Sob a coordenação do professor Luiz Satoru Ochi, pesquisadores do Instituto de Computação da UFF estudam esse fenômeno no Brasil e no mundo. Smart City é um termo que define Cidades Inteligentes, planejadas, que utilizam tecnologias inovadoras e inteligência computacional para solucionar problemas e que são organizadas pelas autoridades, em conjunto com a comunidade científica, visando o crescimento econômico, sem deixar de lado a sustentabilidade, a qualidade de vida, a participação e os direitos dos cidadãos.

 

Fomos recebidos gentilmente pela equipe porque queremos aprender sobre este tema para divulgá-lo às escolas e aos profissionais da educação através de atividades de ensino e aprendizagem dinâmicas, envolventes e alinhadas às necessidades educacionais e interesses dos estudantes. Que perguntas as escolas têm feito aos estudantes sobre o que é viver numa cidade no século XXI? Como podemos falar desse tema nas escolas? O que podemos fazer juntos para que os estudantes e professores da educação básica não fiquem alheios a este tema? Talvez o primeiro passo seja ampliar a visão de mundo buscando diálogo com os cientistas locais. Niterói é um polo universitário, com potencial educativo enorme e essa rede pode deixar um grande legado para a cidade.

 

O Instituto Aldeia é o 1º Hub Educacional de Niterói. Pretendemos ser um polo de referência local para  mediar e articular a conexão entre escolas e universidades, profissionais de ensino e redes locais de apoio à educação e o público interessado em formação continuada (para carreira ou vida pessoal) com os especialistas educacionais.

 

O endereço do Núcleo de Pesquisa é: 
Campus Praia Vermelha da UFF
Bairro: Boa Viagem, Niterói/ RJ
Instituto de Computação – LabIC-IC UFF
Tel.:  21-2629-5681